Insônia

%top% ## Como Melhorar a Insônia? [![Melatonina: como ela influência seu sono](https://img.youtube.com/vi/SKSvLUE2G2w/0.jpg)](https://www.youtube.com/embed/SKSvLUE2G2w) [![Melatonina: como ela influência seu sono](https://img.youtube.com/vi/Tt8UJParc5A/0.jpg)](https://www.youtube.com/embed/Tt8UJParc5A) A melatonina é um hormônio secretado naturalmente pelo corpo, é o principal hormônio produzido pela glândula pineal que está localizada no cérebro. Atua diretamente nos receptores sensíveis, presentes em várias partes do nosso organismo, ajudando na regulação dos ciclos fisiológicos. Pode regular uma vasta gama de funções fisiológicas e é responsável principalmente pela indução ao sono. Por esse motivo a melatonina ficou popularmente conhecida coimo hormônio do sono. ### Como a Melatonina age no organismo? Assim como a Terra realiza seu movimento de rotação que muda a maré do mar e outros tantos ciclos, nosso ciclo biológico é chamado de ritmo circadiano e ocorre num período de 24 horas. Funciona como um ciclo diário do nosso relógio biológico e pode comandar várias funções no organismo, como por exemplo, o nível de produção de hormônios ou a regulação dos horários do sono. Nesse último caso, os níveis de produção de melatonina aumentam durante a noite, na ausência da luz, diminuindo a produção com a presença da claridade e ao amanhecer. Esse é um exemplo claro da importância dos ritmos circadianos. Esse assunto é tão relevante que recebeu o [prêmio Nobel de Medicina](https://oglobo.globo.com/saude/ciencia/o-que-ritmo-circadiano-tema-dos-vencedores-do-nobel-de-medicina-21897059) quando pesquisadores conseguiram identificar os genes que controlam o ritmo circadiano. Essas pesquisas ainda não estão concluídas, no entanto, o que se sabe, é que o ritmo circadiano age na manutenção do organismo e na depuração do corpo. Como a melatonina se liga em vários receptores no corpo, e atua na regulação do ritmo circadiano, sua baixa produção pode ocasionar problemas muito além da insônia. Por exemplo, desregulação no ritmo circadiano pode influenciar negativamente algumas funções do corpo como: temperatura corporal; níveis hormonais; ritmo cardíaco; pressão arterial; sensibilidade à dor; além disso, inversão da condição que mantêm o corpo alerta durante as horas de claridade (dia) e possibilita relaxar no escuro do quarto (noite). %/top%

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